10 notícias interessantes...
Novo Windows é Distribuído por BitTorrent(
rendeu-se, né? he he he)
Cansados das baixas taxas de transferência obtidas através dos meios oficiais de download do instalador de 3,2 GB do Windows Vista Beta 2, nova versão para testes do sistema operativo da Microsoft, Chris Pirillo e Jake Ludington criaram uma opção mais rápida e eficiente de obter o programa. Através da tecnologia BitTorrent, sistema P2P amplamente criticado pelas organizações que cuidam dos interesses da indústria do entretenimento, os dois técnicos disponibilizaram num servidor o mesmo arquivo ISO que pode ser baixado através de meios oficiais.
Para fazer download do arquivo através do sistema BitTorrent, o usuário deverá acessar o endereço vistatorrent.com e seguir as rápidas instruções. Arquivos .torrent devem ser processador usando um software específico, também recomendado no próprio site, que então efectuará o download do arquivo em pequenos pedaços. Este pedaços estarão sendo fornecidos por outros usuários que já tenham estas partes armazenadas em seus discos, ou por outros internautas que estejam fazendo o mesmo download naquele momento.
Embora mais rápido que a via oficial, a Microsoft alertou que não recomenda que se faça download de arquivos a partir de origens não-oficiais. Em vez disso, a empresa recomenda que o usuário insatisfeito com as baixas taxas de transferência compre o DVD com o instalador do sistema operacional, conforme noticiou o site BetaNews.
Quanto à baixa velocidade de download, o gerente de produtos Microsoft, Aaron Coldiron, alega que se a empresa resolvesse aumentar a capacidade de transferências do Vista Beta 2, haveria um grande impacto na performance da internet como um todo, o que poderia até mesmo afetar transmissões de Taça do Mundo na web.
...
Empresas Levam Texto ao iPod (
quero isso! Claro, quando eu tiver um iPod)
As empresas Lexus e Slate se uniram para patrocinar uma série de "textcasts", que irão exibir as notícias do dia em iPods video. A Slate já conta com o patrocínio da Lexus para seus podcasts. A logomarca da Lexus será exibida próxima ao texto, da mesma forma que a arte da capa de um álbum musical às vezes é exibida enquanto uma determinada música é tocada.
De momento a única sessão recebendo o tratamento "textcast" é a "Jornais de Hoje". A Slate planeia começar a anunciar o novo serviço na próxima semana. Ela vem testando o recurso nos últimos meses, incluindo texto nos feeds de seu podcast "Explainer". O "textcast" será baixado como anexo a um arquivo de áudio com duração de 15 minutos contendo apenas silêncio.
O botão de rolagem poderá ser usado para passear pelo texto, surpreendentemente legível levando-se em conta o tamanho da tela do aparelhinho. Como o iPod não foi planeado para leitura de texto, pode ser um pouco difícil se acostumar a navegar pelos textos usando o dispositivo.
O editor da Slate, Cliff Sloan, diz que a idéia surgiu de sua frustração com o ritmo lento com que as tecnologias relativas aos ebooks vêm sendo adoptadas, noticiou o site AdWeek.
...
Nova Forma de Roubo de Dados Utiliza o Google (
essa técnica é a mesma que o pessoal usa para "achar" músicas pelos servidores por aí)
A Universidade de Massey, na Nova Zelândia, publicou um artigo em seu site alertando os administradores web para os riscos da crescente modalidade adoptada pelos hackers para o roubo de informações através do popular sistema de busca Google.
Pesquisadores descobriram que o risco de manter em servidores web informações confidenciais ou privadas está cada vez maior, já que o sistema de busca cadastra qualquer página e arquivo encontrado dentro de um servidor na sua base de pesquisa, deixando tais dados acessíveis através de determinadas palavras.
Um software escrito pelos pesquisadores, que realizava cerca de 170 buscas específicas no Google, foi rodado diariamente por três meses, a fim de encontrar informações confidenciais e alertar os administradores de sites da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e República Checa.
A descoberta é que qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento é capaz de realizar uma dessas buscas e que a modalidade conhecida como "Google Hacking" possui até tutoriais que podem ser encontrados através do próprio sistema.
Nenhuma empresa teve seus dados divulgados no artigo, mas a instituição anunciou que nos seus servidores existem cerca de 50 falhas acessíveis através do "Google Hacking". Para ajudar na resolução do problema a universidade afirmou já estar trabalhando em medidas de segurança que possam ser utilizadas por administradores de sites. O artigo completo, em inglês, está acessível através do atalho
snurl.com/qu6a.
Existe, porém, desde 1994, um protocolo para excluir da varredura de uma aranha de busca determinados itens dentro da árvore de arquivos de um website. Tal regra é respeitada pelas máquinas de busca mais conceituadas, especialmente pelo Google. Trata-se da configuração de um arquivo denominado "robots.txt" no diretório raiz do site.
Maiores informações, em inglês, sobre o referido padrão podem ser obtidas na Wikipédia, pelo atalho
snurl.com/qvfy. Infelizmente, no entanto, poucos são os webmasters que têm conhecimento deste recurso, gerando a vulnerabilidade mencionada no artigo da equipe de Massey.
...
Cartazes de Propaganda Permitem Conectar Phones de OuvidoA nova campanha da Pepsi encoraja transeuntes a conectar seus phones de ouvido em cartazes que permitem ouvir trechos de música em displays interactivos estratégicamente situados. Cerca de 100 cartazes multimídia foram empregados pela agência canadense BBDO em torno das áreas de Toronto e Vancouver, no Canadá, permitindo a um usuário desconectar seu phone de ouvido do iPod e ligá-lo numa entrada no cartaz para ouvir 30 segundos de cada música da promoção. A iniciativa pretende atrair o consumidor para fazê-lo adquirir a música completa.
Uma vez fisgado, o usuário deverá comprar uma garrafa de Pepsi, que conterá um número PIN exclusivo que permitirá baixar a faixa desejada no site da companhia, assim como outros itens directamente relacionados às músicas. As informações são do site Engadget.
...
Italiano Oferece Testa em Site para Publicidade(
hum..., vou "alugar" partes da FRENTE do meu corpo para fazer propaganda)
Um italiano de 27 anos colocou em aluguel sua "espaçosa testa" por um valor a partir de "5 mil euros e um centavo" para colocar nela anúncios publicitários durante um tempo limitado. A iniciativa é de Luca Melilli, um siciliano que decidiu leiloar sua testa como espaço publicitário no site eBay, após ter visto que alguém oferecia as janelas de seu carro com o mesmo fim.
"Pensei: por que não fazer o mesmo aproveitando uma parte do corpo?", perguntou o jovem, em declarações à agência italiana "Ansa". "Ofereço minha espaçosa testa para a melhor oferta por períodos de tempo limitados, durante os quais irei expor marcas ou anúncios empresariais", diz o peculiar anúncio.
"No fundo, é algo fácil de fazer. Basta imprimir na testa, com um adesivo ou uma tatuagem, a marca do produto ou o slogan da companhia, e depois sair para passear. Tenho certeza de que não passarei despercebido", afirma Melilli.
Por enquanto, o jovem não recebeu nenhuma oferta, mas duas empresas já entraram em contacto com ele, uma relacionada com o sector da moda e outra com o de gastronomia.
...
Aparelhos e Mídia Blu-Ray Podem Estrear na Próxima Semana(
quero ser um dos primeiros a comprar)
O Blu-Ray, um dos dois aguardados formatos de DVD de alta definição, estreia na próxima semana, mas o lançamento deve ser contido por conta de atrasos de aparelhos compatíveis e confusão dos consumidores, afirmam analistas. A Sony Pictures disse esta semana que vai lançar vários títulos de DVDs no formato Blu-Ray à 20 de Junho para coincidir com os primeiros players compatíveis com a tecnologia, que serão vendidos pela Samsung Electronics e pela própria Sony através de sua linha de computadores Vaio.
Mas a Sony adiou o lançamento de seu player doméstico de DVDs Blu-Ray de Julho para Agosto e a Pioneer também adiou a chegada de seu produto de Junho para o final do ano, reduzindo o preço de US$ 1,8 mil para US$ 1,5 mil. O Blu-Ray, apoiado pela Sony, compete com o formato HD DVD, liderado pela Toshiba.
Estúdios de cinema esperam que os novos formatos, que oferecem maior capacidade de armazenamento de dados que os DVDs actuais, dêem vida nova a um mercado de vídeo doméstico de US$ 24 bilhões. Mas os esforços dos estúdios de cinema têm sido prejudicados pela guerra entre os formatos, que tem dividido Hollywood e se assemelhado ao confronto entre os padrões de fitas de vídeo Betamax e VHS da década de 1980.
Naquela época, a batalha confundiu consumidores e custou aos estúdios e a fabricantes de equipamentos milhões de dólares. Como aconteceu no caso Betamax/VHS, analistas prevêem que muitos consumidores ficarão de fora da contenda até que fique claro qual padrão prevalecerá na indústria.
O HD DVD foi lançado no início da primavera do hemisfério norte, mas até agora um número relativamente pequeno de títulos compatíveis foi lançado.
"Estamos no começo, nos primeiros estágios da fase de adopção. As vendas de players e de discos não serão suficientes para mudar o ponteiro", disse o analista PJ McNealy, da American Technology Research. O analista da In-stat, Gerry Kaufhold, afirma que os consumidores provavelmente sequer considerarão a compra de players de DVD de alta definição antes de terem caros televisores compatíveis com a melhor qualidade de imagem desse sistema.
"O público médio provavelmente nem liga", disse Kaufhold. "O quarto trimestre de 2006 é quando as coisas começam. O primeiro real impulso vai acontecer durante as vendas do fim de ano de 2007, mas ai você ainda terá a questão dos formatos rivais enevoando as coisas", acrescentou.
...
Vírus Ofereceria Vantagens Para Quem Propagasse(
ATENÇÃO)
Um artigo da universidade de Cambridge, na Inglaterra, teoriza sobre o vírus Diabo, que exploraria as fraquezas de carácter do usuário para convencê-lo a instalar o vírus em sua máquina e usá-lo para invadir a privacidade e contaminar seus conhecidos, relata o site TechDirt. Distribuidores de código malicioso normalmente usam o chamariz de jogos grátis ou protectores de tela como forma de iludir os internautas para fazê-los baixar o software.
Com frequência, os tais jogos não funcionam e, neste meio tempo, o computador do usuário silenciosamente se torna parte de uma rede de robôs que enviam spam e participam de ataques contra outros sites. Dois pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram à 6 de Junho um artigo intitulado
"Um pacto com o Diabo" descrevendo o que chamam de Devil Vírus (vírus Diabo). O vírus é um modelo teórico, mas incorpora características de vírus já existentes, que informam que são de facto vírus, mas conferem às vítimas grandes "poderes" em troca.
Exemplificando, o vírus pode silenciosamente infectar o computador de Fulana e então mandar um email para seu colega Sicrano oferecendo a ele a oportunidade de ler todos os arquivos de Fulana, ou ao menos qualquer um que mencione o nome de Sicrano. Neste ponto, muitos usuários competentes vão perceber que se trata de um vírus, mas muitos outros vão querer correr o risco. Além disso, o vírus oferece a Sicrano a possibilidade de "contaminar" outras pessoas, através do envio de propostas semelhantes. Se Sicrano não tiver nada a esconder em seu computador, aumenta a chance de que ele se arriscará a contaminar outros. Isto é conhecido como o paradoxo do pecador virtuoso.
O vírus pode ir mais além, permitindo a Sicrano escolher para quem o vírus será remetido, oferecendo a ele a chance de ler os arquivos de Fulana ou das outras pessoas a quem o programa será enviado. No entanto, aí entra a parte demoníaca do esquema: se Sicrano quiser sair fora do acordo ou não oferecer mais nomes o vírus pode ameaçar encriptar seus arquivos, corromper seu disco rígido ou expor o que ele fez para seus colegas e sua empresa, da mesma forma que o demônio faria se alguém desistisse de um pacto diabólico.
É senso comum que um dos maiores riscos de segurança consiste em informar usuários ingénuos sobre os perigos que rondam a internet, mas é ainda mais difícil controlar pequenas tentações, as que jogam com as fraquezas da pessoa para levar adiante um ataque. O arquivo PDF do estudo encontrava-se até há pouco no atalho
snurl.com/rj97, mas encontra-se, talvez temporariamente, fora do ar. Vale tentar o acesso.
...
Samsung Lança Player de Blu-Ray à 25 de Junho(
é um destes que eu quero!!!)
A Samgung Electronics America divulgou que lançará o primeiro player de Blu-Ray do mundo à 25 de Junho nos Estados Unidos. O preço é de US$ 999,99.
O modelo BD-P1000 estava previsto para sair à 23 de Maio, mas atrasou, assim como os primeiros filmes para o formato. A Sony Picture Home Entertainment e a Lionsgate anunciaram que lançarão títulos junto com o player, mas não confirmaram quais.
Além de rodar discos de Blu-Ray, o player também lê CDs e DVD de vários tipos, incluindo DVD-RAM, DVD-R/RW e DVD+R/RW. O aparelho tem capacidade de resolução para até 1080 linhas não-entrelaçadas (1080p) usando a saída HDMI, digital. Além disso, também possui saídas componente, S-vídeo e vídeo composto.
Em termos de som, suporta formatos como Dolby Digital Plus, DTS e Linear PCM 192 KHz. O aparelho também lê vários padrões de cartão de memória, como Compact Flash, Secure Digital, XD Picture Card e Memory Stick.
O player da própria Sony deverá sair somente em Agosto, com preços também em torno de US$ 1 mil. Os primeiros filmes para o formato devem incluir "O Quinto Elemento", "O Clã das Adagas Voadoras", "Resident Evil: Apocalipse" e "Jogos Mortais".
O Blu-Ray é a mídia usada no PlayStation 3, consola de nova geração que está programado para sair à 17 de Novembro a US$ 499 ou US$ 599 nos EUA.
...
A Microsoft vs iTunes e iPod da AppleA Microsoft está a desenvolver uma loja virtual de músicas para rivalizar com o iTunes e um dispositivo de música digital para competir com o iPod da Apple, segundo reportagem da Reuters.
A matéria diz que a equipa que está desenvolvendo o projecto é liderado por Robert Bach, que foi responsável pelo desenvolvimento do negócio de videogames Xbox, da Microsoft.
Bach tornou-se presidente da divisão de entretenimento e dispositivos da Microsoft após a reestruturação da companhia, em Dezembro do ano passado.
Fontes disseram à Reuters que a Microsoft já está demonstrando o seu dispositivo de entretenimento ao mercado e negociando acordos de licenciamento com a indústria musical.
Em Maio, a Microsoft anunciou a integração da loja virtual da MTV nos Estados Unidos ao beta do Windows Media Player 11, nova versão do seu player de mídia, num movimento que sinaliza seu interesse em competir no segmento.
...
Tela de Dirigível Exibe Comerciais e Trailers nos EUA (
Olha! é um passaro?! é um avião?!)

A empresa The Lightship Group criou um dirigível que não exibe propagandas estáticas, mas sim anúncios dinâmicos, como os da TV. Para isso, equipou o veículo com uma tela de tecnologia LED (light emitting diode) que tem dimensões aproximadas de 21 metros por nove metros.
O dirigível voa a 300 metros do chão, com velocidade de 24 km/h. Ele pode exibir comerciais, trailers de filmes ou outros tipos de imagem sugeridos pelos clientes da The Lightship Group.
"A iniciativa é inédita e, por isso, o dirigível chama muita atenção", afirmou Toby Page, diretor de marketing da organização. O contrato para um ano de anúncios custa US$ 5 milhões ou, segundo Page, "apenas cinco inserções no programa 'American Idol'".
A novidade - que recebeu autorização da Federal Aviation Administration, entidade reguladora da aviação civil nos EUA - voou três vezes: todas em Las Vegas, este ano. Em Julho, o dirigível deve fazer sua primeira viagem internacional, mas o destino ainda não foi divulgado.