quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Head-Security


Uma Falha Difícil de Solucionar: A SUA!!!

Aprenda a evitar erros cometidos por você e que podem colocar em risco a sua segurança.

Leia também: Os Dez Maiores Riscos de Segurança.

Nível de perigo: Alto.
Probabilidade: Alta.
Alvo: Utilizadores de internet.

Você pode fazer actualizações regulares no Windows e usar softwares de segurança para proteger o seu PC, mas há uma falha constantemente explorada e que não pode ser evitada: O Erro Humano.

Criminosos online vêm usando uma grande variedade de truques e armadilhas para prejudicar o seu computador. A má notícia é que eles estão ficando cada vez mais habilidosos.

Uma armadilha recém-encontrada no site eBay se aproveitava da eficiência das redes sociais para atacar. De acordo com o United States - Computer Emergency Readiness Team (US-CERT) e algumas companhias de segurança na internet, os scammers estavam usando a falha no eBay para adicionar links falsos a outras supostas páginas do próprio site de leilões. Estes links encaminhavam os usuários a um novo site, que solicitava os logins do eBay.

Certamente você não acredita em mensagens de e-mail que pedem suas informações bancárias, mas é provável que não tenha a mesma desconfiança com relação a um site tão popular quanto o eBay.

A mesma atenção dos criminosos é dispensada ao seu e-mail. Trapaceiros roubam ou compram lotes de endereços de e-mail para enviar mensagens contaminadas que parecem ser originárias de um endereço genuíno mas que nunca infectam o suposto remetente. Ao utilizar uma lista de e-mails de uma mesma empresa, por exemplo, essas mensagens mal-intencionadas permitem ataques mais devastadores do que os habitualmente feitos - com e-mails suspeitos e destinatários em cópia desconhecidos. Desta forma, é mais fácil que você clique num documento de Word ou em links enviados pelo e-mail de um colega do seu trabalho.

Estes falsos e-mails de remetentes "conhecidos" são também úteis em ataques como o que foi descoberto recentemente, o qual se aproveitava do Microsoft Word. Para ser pego, bastava abrir um anexo ".doc" que você acreditava ter sido enviado pelo colega de trabalho sentado na mesa ao lado.

Os scammers sabem que se puderem enganar por meio de mensagens confiáveis ou de sites phishing que simulam portais famosos, estarão a poucos passos de comandar o seu PC. E o que fazer para evitar isso? Ser um usuário bem informado. Hoje, esta é a melhor defesa contra qualquer ataque virtual. Mantenha-se actualizado para estar sempre seguro.

Como Se Defender???

- Assine um RSS especializado em segurança para estar sempre por dentro das últimas ameaças virtuais. Recomendamos os feeds F-Secure, Kaspersky e Sophos.

- Leia bons conselhos, dicas e reviews de produtos no Infocenter de Segurança e no blog Security World.

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Reportagens


Bloggar é Preciso

Autor do livro Blog Corporativo, o consultor Fábio Cipriani, conta como essa ferramenta pode ajudar as pequenas empresas.

Desde que a internet comercial chegou, muita coisa mudou. Alguns sites viraram portais, boas idéias geraram lucros para poucos, e idéias ruins, prejuízo para muitos. Hoje, não basta para muitas empresas, independentemente do seu tamanho, ter um site institucional ou de comércio electrónico. É preciso ter um blog. Segundo Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo, a ferramenta humaniza a empresa ao criar vínculo com potenciais clientes ou defensores da marca, dando uma nova cara para a companhia. Saiba, nesta entrevista, como o blog pode ajudar sua companhia a crescer.

PC WORLD - O que a pequena empresa ganha ao começar a fazer um blog?
Fábio Cipriani - O blog é uma ferramenta nova para um conceito antigo, que uma simples página web não possui: conversação. Para aumentar o número de clientes que compram de você, mais que possuir um produto ou serviço de qualidade, é preciso convencer as pessoas e estar aberto para interagir com elas. Ao escrever suas idéias num blog corporativo, você não estará falando exclusivamente do seu produto, vai falar de você e das suas idéias, vai falar de aspectos que circundam suas áreas de interesse e seu produto. Outra importante projecção dada às empresas pelos blogs é o fortalecimento da marca em sites de busca, com melhor exposição nessas ferramentas.

PCW - E quem deve ser o responsável pelo blog? O dono da empresa? Um director?
Cipriani - A princípio, não importa quem é o blogueiro. Se ele tem a liberdade para expressar suas idéias de forma transparente e está disposto a conversar com o público, os negócios irão prosperar. Mas colocar uma assessoria de imprensa para essa tarefa, por exemplo, corta completamente a conversa que seus clientes estão buscando. A comunicação passará a fluir de maneira formal e unidirecional.

PCW - A empresa deve criar seu blog dentro do site da companhia ou pode usar um serviço gratuito?
Cipriani - O blog é uma página web específica e que representa a marca da empresa. Ter um domínio próprio e design exclusivo com as cores e os logotipos da empresa são factores essenciais para uma boa estratégia de marca. Os serviços gratuitos são muito bons para quem está começando e não possui conhecimento técnico suficiente para construir um blog em servidores próprios ou alugados.

PCW - Qual é o retorno desse investimento?
Cipriani - Possibilidade de novos negócios e de crescimento. Uma pequena empresa raramente vê a internet como um meio de ampliar seus negócios ou divulgar seus serviços. O principal retorno do blog vem por meio da satisfação ou conquista de clientes, mas é difícil atrelar vendas ou retenção de clientes directamente com a eficiência do blog. Um indicador que pode expressar esse resultado é a quantidade de pessoas que acessam, comentam ou escrevem sobre o seu blog em outras páginas ou blogs na internet. A esse conjunto de indicadores eu dou o nome de “factor barulho” da sua marca.

PCW - Qual a melhor maneira de divulgar um blog corporativo? Que dica você daria para a empresa que quer colocar um blog no ar?
Cipriani - A primeira coisa é fazê-lo logo, pois a imprensa está ansiosa para demonstrar casos práticos de sucesso do uso dessa ferramenta. A principal dica para uma empresa que deseja criar um blog é conhecer a “blogosfera”, antes de tudo. Ambientar-se com blogs e com os conteúdos que podem ser colocados em um post, conhecer os termos usados, estudar blogs que produzem dicas sobre a sua área de actuação, olhar o endereço de um concorrente.

[Tirei Aqui]