Dez Dicas para Rodar Pacotes de Segurança
Instalar e rodar um pacote de segurança completo pode ser uma empreitada complexa e até mesmo assustadora, principalmente se envolve trocar um produto de um fabricante pelo pacote de outro. Pedimos a várias empresas de segurança conselhos para instalar e manter um software de protecção de maneira adequada. Veja a seguir:
1. Jogue fora seu velho software de segurança: você deve usar apenas uma ferramenta antivírus de cada vez. Desinstale totalmente um antivírus e reinicialize o PC antes de instalar outro. Além disso, desactive o firewall do Windows quando usar o firewall de outra empresa; alguns produtos se oferecem para desactivá-lo por você.
2. Verifique a saúde da unidade de disco rígido: é aconselhável rodar o utilitário Chkdsk do Windows várias vezes antes da instalação para eliminar problemas de reparo na unidade de disco rígido do seu sistema. Vá a Iniciar(Start), Executar(Run) e digite "chkdsk" na caixa de diálogo. Clique em OK.
3. Renove o Windows: rode o Windows Update para garantir que o sistema esteja totalmente actualizado antes de instalar um software de segurança, o qual você também não deve se esquecer de actualizar.
4. Crie uma ficha de identificação: anote a data de instalação, o número de série e o telefone de suporte técnico do pacote de segurança para o caso de você ter dúvidas ou ocorrer algum problema. Você vai precisar ter estes dados à mão pois algumas chamadas de suporte técnico são cobradas por minuto.
5. Rode um aplicativo antispyware extra: você pode rodar um utilitário antispyware, extra, junto com seu pacote de segurança, mas deve ter o cuidado de coordenar as agendas dos dois produtos para garantir que só haja um rastreador e um mecanismo de actualização rodando de cada vez.
6. Mantenha-se em rede: PCs conectados a uma rede, particularmente via VPN, podem ter configurações customizadas. Se depois de instalar um pacote de segurança seu sistema tiver problemas durante a reinicialização, desconecte da rede. Ao carregar novamente o sistema, reconecte à rede e permita que o pacote faça as configurações do firewall. A maioria dos produtos tem um assistente para isso.
7. Viabilize compartilhamento de arquivo e impressão: o firewall deve ter perfis predefinidos que possibilitem compartilhamento de arquivo e impressão; se não tiver, será necessário criar regras manuais que permitam tráfego TCP para as portas 1023 e 139.
8. Documente os erros: se um produto der qualquer indício de que há um problema – uma mensagem de erro ou um alerta de malware – anote o texto exacto da mensagem inteira. Melhor ainda, faça uma captura de tela.
9. Remova o lixo: se você se deparar com arquivos ou e-mails suspeitos, abandone a idéia de abri-los e investigar por conta própria. Mande-os para o fornecedor do produto de segurança, seguindo o procedimento apropriado. A maioria dos fornecedores possuem um método automatizado para users encaminharem arquivos suspeitos.
10. Mantenha sua assinatura actualizada: nunca é demais enfatizar este ponto. Produtos de segurança são eficazes se forem a última actualização, e as actualizações, normalmente, não são fornecidas depois que a assinatura anual do produto expira. Quando o plano de assinatura acabar, não se esqueça de renovar ou trocar seu software de segurança.
...
Anti-Spam Gratuíto
O e-mail indesejado é uma das maiores dores de cabeça dos internautas, gerando perda de produtividade por conta do tempo gasto com o lixo electrónico, além de ser a principal forma de propagação de pragas virtuais. Saiba como mantê-lo longe de sua máquina.
O SpamBayes 1.0.4 é um filtro de mensagens electrónicas gratuito que funciona como um plug-in para o Outlook 2000 ou superior. Além de fazer a triagem das mensagens que chegam, traz botões para o user apontar as mensagens indesejadas que não foram classificadas e recuperar o que foi apontado como spam injustamente. Com isso, a ferramenta aprende com o user e melhora seu índice de acerto. Sua interface, em inglês, não é das mais intuitivas, mas o nível de identificação de lixo electrónico vale o download.
Com o Mailwasher Free, ao invés de abrir o software de e-mail para barrar as mensagens indesejadas, o user inicia o programa anti-spam, que abriga na sua interface os textos de correio electrónico recebidos. Permite importar a lista de contactos, desbloqueando as mensagens enviadas por esses remetentes. Sua versão gratuita traz limitações como a compatibilidade apenas com contas POP3. Para ver mensagens em IMAP ou do Hotmail, por exemplo, só comprando a versão Pro.
Mailwasher Free
Avaliação: 6
http://www.mailwasher.net/download.php
SpamBayes 1.0.4
Avaliação: 8
http://spambayes.sourceforge.net/
Sem comentários:
Enviar um comentário