quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Notícias


Greenpeace Acusa HP e Apple por Uso de Substâncias Tóxicas

Testes patrocinados pelo Greenpeace concluem que notebooks fabricados por HP e Apple apresentam altos níveis de substâncias tóxicas.

Segundo estudo encomendado pelo Greenpeace a um laboratório independente da Dinamarca, os notebooks fabricados por Apple e HP são os que apresentam os mais altos níveis de substâncias tóxicas em seus componentes. Também foram testadas máquinas da Acer, Dell e Sony.

No equipamento da HP foram encontrados níveis elevados de PBDEs, um retardante de chamas, além de DecaBDE no ventilador e chumbo na solda dos equipamentos. Após a divulgação da pesquisa, o Greenpeace desceu a HP da terceira para a sexta posição em seu Guia de Electrónicos Verdes. A HP afirma não utilizar o DecaBDE há anos.

O Macbook da Apple registrou concentração de 262 mg/kg do retardante de chamas TBBPA. Para Kevin Bridgen, da Unidade de Ciência do Greenpeace, "as substâncias tóxicas estão presentes tanto na plataforma Mac quanto PC, não importa o quanto interessante pode ser o design do equipamento".

Beau Bancoguis, activista do Greenpeace na Ásia, diz que os países em desenvolvimento são os que mais sofrem com as políticas adoptadas por companhias produtoras de electrónicos. "Isso significa que comunidades destes países ficam expostas a substâncias tóxicas que as empresas de electrónicos se negam a eliminar", afirma Bancoguis.

Muitas das substâncias encontradas nos laptops são danosas para a saúde humana e persistem no meio ambiente. A exposição a PBDEs está associada a problemas no desenvolvimento mental e impacto em memória, aprendizado e comportamento. Os TBBPAs são nocivos ao sistema nervoso.

[Saiu Daqui]

...

Xerox Lança Serviço de Impressão de Fotos pela Internet

Xerox Foto produz álbuns, calendários e poster´s pela web e aproxima impressão digital de usuários e fotógrafos

A Xerox anunciou um novo serviço que aproxima a empresa dos usuários finais. É o Xerox Foto, primeiro serviço Web-to-Print com tecnologia da empresa.

De acordo com a empresa, o serviço permite que qualquer pessoa, uma vez cadastrada, possa seleccionar e enviar fotos ao sistema, iniciando um projecto de impressão a partir de uma variedade de modelos inteiramente personalizáveis. O projecto é arquivado e remetido para produção. O cliente recebe o produto solicitado em sua casa, num período máximo de cinco dias úteis.

“É a primeira iniciativa do género em todo o mundo Xerox”, declarou Olivier Ferraton, presidente da Xerox no Brasil, num comunicado para a imprensa. O limite de tamanho de foto aceite é 2.304 x 1.728 pixels. Imagens em tamanhos superiores serão automaticamente redimensionadas para o tamanho limite descrito.

...

Patente da Warner Sugere Reprodutor de Blu-Ray e HD-DVD

Patente pedida pelo estúdio descreve reprodutor que suporta os dois padrões de mídia que lutarão pelo mercado de alta definição.

Os estúdios Warner Bros. entraram com um pedido de patente no Escritório de Patentes e Comércio dos Estados Unidos no começo de Agosto sugerindo a produção de um reprodutor que suporte tanto o padrão Blu-Ray como o HD-DVD.

O documento descreve um aparelho que reproduz discos ópticos constituídos por diversas camadas, que representam diferentes padrões de conteúdo digital, principalmente com suporte ao HD-DVD e ao Blu-Ray, graças a protocolos específicos.
Na prática, o equipamento da Warner permitiria que os dois principais formatos de conteúdo de alta definição fossem reproduzidos ou gravados no mesmo aparelho.

Além da Warner, que já tinha declarado apoio aos dois formatos, apenas a japonesa Riccoh tinha anunciado um reprodutor do género até agora.

O documento não deixa claro quando a Warner pretende apresentar ao público ou lançar o player no mercado mundial.

Sem comentários: