Plano de Reestruturação da Intel Pode Cortar 10 mil Funcionários
Um documento divulgado pela Intel revela que a empresa anunciará o resultado de uma revisão das operações internas na próxima semana, o que poderá incluir a demissão de 10 mil de funcionários da organização, o que representa 10% da sua força de trabalho.
O CEO (chief executive officer) da companhia, Paul Otellini, informou aos seus empregados por e-mail na última quinta-feira (31/08) que revelaria os resultados de uma revisão interna por meio de um webcast na próxima terça-feira (05/09). A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times e cita um funcionário que não quis se identificar.
O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, baseado na Califórnia (EUA), disse que a empresa planeja anunciar o plano de reestruturação antes do final do terceiro trimestre, se referindo a algum dia de Setembro. Apesar disso, ele não confirmou as especulações de demissões.
A Intel alertou em Abril que seus rendimentos poderiam cair drasticamente este ano e disse que a reestruturação envolvia corte de custos no valor de 1 bilhão de dólares. "Reorganizaremos a companhia para rever nossa proposta e nosso tamanho no futuro", afirmou Otellini.
A organização estava lutando este ano contra a queda no crescimento da venda de PCs e contra o aumento da competição com a AMD (Advanced Micro Devices), que estava crescendo sua participação no mercado, principalmente em serviços.
A Intel prometeu voltar à actividade expressiva em relação à participação no mercado com a nova geração de microprocessadores dual-core que começou a ser comercializado em Junho deste ano.
...
Intel Apresenta Nova Linha Core 2 Duo para Notebooks
A Intel lançou oficialmente sua linha de chips "Merom", com cinco componentes para notebooks ao mesmo tempo em que empresas como Alienware, Gateway e Toshiba America anunciaram produtos baseados no novo processador.
A empresa irá utilizar este chip para actualizar sua plataforma de tecnologia móvel Centrino formado pelo processador propriamente dito junto ao chipset móvel e à placa de comunicação sem fio.
O Merom é o terceiro anúncio feito pela Intel nesses últimos meses a partir da sua nova na microarquitetura Core 2 Duo de 65 nanômetros. Antes dele, a empresa já havia anunciado o Xeon 5100 "Woodcrest" para servidores em Junho e o Core 2 Duo "Conroe" para desktops em Julho desse ano.
Um laptop equipado com um Core 2 Duo no lugar de um Pentium M irá proporcionar o dobro do desempenho da CPU, consumindo 28 % a menos de bateria, disse Dadi Perlmutter, vice-presidente sénior do grupo de mobilidade da Intel.
A Intel espera que o Merom possa interromper a perda de mercado em favor do processador móvel Turion 64 X2 produzido pela sua rival AMD.
Em termos de vendas mundiais de chips para notebooks, a Intel tem visto sua fatia de mercado cair de 87,6% no primeiro trimestre de 2005 para 86% no primeiro trimestre de 2006 de acordo com pesquisas do instituto Gartner.
Essa queda tem sido mais acentuada nos EUA onde a Intel desabou de 81% do mercado em Junho de 2005 para 66% em Junho de 2006, segundo análises actuais.
Futuros Lançamentos
Desde o instante que a Intel começou a entregar o Core 2 Duo para seus distribuidores no mês passado, os fabricantes já desenvolveram pelo menos 200 projectos de notebooks com o novo chip.
Fora isso, o novo dispositivo também já faz parte da plataforma ViiV voltada para PCs de entretenimento.
De facto, o Core 2 Duo irá proporcionar melhor capacidade para multitarefa, tratamento de aplicações multimídia e autonomia de bateria, disse a Alienware que irá utilizar o Merom em três dos seus notebooks topo de linha para jogadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário